FDNewS Banner
DCT Home

ZCAS - CPTEC / INPE

Publicado: 15/1/2016

PRIMEIRO EPISÓDIO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL (ZCAS) PROVOCARÁ CHUVAS FORTES EM PARTE DO PAÍS.
A partir de hoje (15/01) e até a próxima segunda-feira, o estabelecimento do primeiro episódio deste verão da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS*), provocará chuvas fortes em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país. De forma pontual, algumas localidades poderão apresentar acumulados significativos de chuva e, portanto, recomenda-se o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos para a sua localidade.

Ressaltamos ainda que as chuvas que vêm ocorrendo nos últimos dias nessas regiões também estão associadas a presença de canal de umidade e não estão associadas a nenhuma passagem de frentes frias.

(*)O sistema meteorológico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma banda extensa de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste do país, passando pela Região Centro-Oeste e prolongando-se pelo Oceano Atlântico adjacente. Como principais características da ZCAS, temos a convergência de umidade nessas áreas e a persistência das chuva por um período de pelo menos 4 dias, o que pode resultar em acumulados elevados de chuva e provocar transtornos à população.
1995 2015 CPTEC/INPE - Todos os direitos reservados

 
 
Defesa Civil Teresópolis - RJ
Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701 - Ermitage, Teresópois, RJ - CEP 25975-550
Tel. (21) 2742-7025 - Em caso de emergência ligue 199