FDNewS Banner
DCT Home

Avisos Meteorológicos CPTEC/INPE

Publicado: 30/12/2013



Chuva forte localizada em vários Estados do Brasil

Estado de Atenção


Hoje (30/12) ocorrerá chuva forte localizada no norte e nordeste do RS (microrregiões: Planalto, Missões e Serra do Nordeste, menor chance na microrregião Porto Alegre e Depressão Central), grande parte de SC (menores chances no oeste do Estado), sul, leste e centro-norte do PR (microrregiões: Sul, Central, Curitiba, Litoral e Norte), leste, nordeste e norte de MS, grande parte de SP e do RJ (principalmente na Região serrana e o Norte Fluminense), Triângulo Mineiro, centro-sul, leste, sudeste (Zona da Mata) e oeste de MG (incluindo a Capital B.H), sul e o extremo oeste do ES (principalmente em áreas serranas), norte de GO, TO, MT, RO, centro-sul e leste do PA (microrregiões: porção da microrregião Centro, Sudoeste, Sudeste e porção sul da microrregião Oeste) e no centro-leste do AM (microrregiões: Sudeste, Centro e Nordeste).


As chuvas fortes previstas para o Estado do RJ e na Zona da Mata Mineira virão acompanhadas de abundantes descargas elétricas, rajadas de vento e ocasional queda de granizo (alto potencial destrutivo).


Amanhã (31/12) ocorrerá chuva forte localizada em grande parte da Região Sul do Brasil, de MS, de SP e do RJ, Triângulo Mineiro, centro, sul e sudeste de MG (zona da Mata), sul e oeste de GO, MT, sul e sudeste do PA, AC, RO e no centro-sul do AM (microrregiões: oeste, Centro, Sudoeste e Sudeste).


As chuvas fortes previstas para o Estado do RJ, sul e Sudeste de MG (Zona da Mata Mineira) virão acompanhadas de abundantes descargas elétricas, rajadas de vento e ocasional queda de granizo (alto potencial destrutivo).


No sul do RS, principalmente na divisa com a Argentina e o Uruguai, a forte instabilidade do ar criará condições para ocorrência de tempo severo com alto poder destrutivo (não se descarta a ocorrência de tornados).


Na quarta-feira (01/01/14) ocorrerá chuva forte localizada em grande parte da Região Sul do Brasil, MS, SP, RJ(principalmente nas áreas serranas), Triângulo Mineiro, sul e sudeste de MG, sul de GO, extremo sul, oeste e norte de MT, AC, RO, sul e sudeste do PA e em grande parte do AM (menores chances no extremo norte do Estado).


No sul do RS, principalmente na divisa com a Argentina e o Uruguai, a forte instabilidade do ar e aproximação de uma frente fria, criará condições para ocorrência de tempo severo com alto poder destrutivo (não se descarta a ocorrência de tornados).


Nos próximos dias não haverá nenhum sistema meteorológico de escala sinótica relevante atuando no país, por isso, as chuvas ocorrerão de forma bastante localizada e serão causadas devido ao forte aquecimento diurno e umidade disponível no ar, acontecendo principalmente entre o período da tarde e noite.



GPT/CPTEC/INPE

 
 
Defesa Civil Teresópolis - RJ
Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701 - Ermitage, Teresópois, RJ - CEP 25975-550
Tel. (21) 2742-7025 - Em caso de emergência ligue 199